A Synopsis — Inteligência, Estratégia, Diplomacia é uma organização com foco em três tipos de atividade: Consultoria, Formação e Divulgação. De acordo com sua Missão e seus Valores Profissionais e Sociais, a Synopsis exerce e desenvolve competências em análise política internacional; em análise de inteligência para a identificação antecipada e aproveitamento de oportunidades e prevenção de crises; e em análise e planejamento de negociações complexas.
A Synopsis — Inteligência, Estratégia, Diplomacia foi fundada em 2017 pelo Prof. Eugenio Diniz. Sua sede é em Belo Horizonte.
Contribuir para o aumento do bem-estar global ajudando pessoas e organizações a compreender melhor o ambiente político internacional, tomando melhores decisões pessoais e profissionais.
Apartidarismo
Preferências prévias não devem interferir na análise.
Confidencialidade
As informações que nos foram confiadas devem ser preservadas.
Objetividade
Informações e conclusões desagradáveis devem ser encaradas de frente.
Integridade
Informações e conclusões não devem ser distorcidas nem mascaradas.
Clareza
Esforçar-se para que a informação seja efetivamente absorvida e suas consequências entendidas.
Aprimoramento Permanente
Estar em busca permanente de novas perspectivas teóricas e de oportunidades de interação entre disciplinas diversas.
Inclusão
Colaborar na redução das desigualdades de oportunidades.
Transparência
Conflitos de interesses serão neutralizados ou, quando isso for impossível, serão expostos.
Honestidade
Construir e manter relacionamentos de confiança pelo respeito inequívoco ao que é de direito de outrem.
Cortesia
Demonstrar, pelo comportamento cotidiano, que as pessoas devem ser respeitadas e valorizadas.
Sustentabilidade
Minimizar o impacto ambiental negativo das nossas atividades.
O Prof. Eugenio Pacelli Lazzarotti Diniz Costa é Diretor Executivo e fundador da Synopsis — Inteligência, Estratégia, Diplomacia. Participou de diversas discussões no Congresso Nacional, em diversas unidades do Ministério da Defesa e das Forças Armadas, do Ministério das Relações Exteriores, de think tanks, de organizações privadas e de instituições de pesquisa. É professor do Departamento de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais — PUC-MG. Pela Synopsis, tem colaborado também com disciplinas para a SKEMA Business School, no Campus Belo Horizonte. Foi Presidente da Associação Brasileira de Relações Internacionais — ABRI (biênios julho/2017-julho/2019 e julho/2015-julho/2017). É membro do International Institute for Strategic Studies — IISS (Londres), da Associação Brasileira de Relações Internacionais — ABRI, da Arms Control Association, da International Studies Association — ISA, da International Association for Security and Intelligence Studies — INASIS e do Grupo de Estudos Estratégicos — GEE (Rio de Janeiro). Foi Analista de Inteligência da Agência Brasileira de Inteligência — ABIN.
É pesquisador 1C do CNPq e parecerista de diversas instituições de fomento à pesquisa e de periódicos científicos nacionais e internacionais.