Menu

Quem Somos

A Synopsis

A Synopsis — Inteligência, Estratégia, Diplomacia é uma organização com foco em três tipos de atividade: Consultoria, Formação e Divulgação. De acordo com sua Missão e seus Valores Profissionais e Sociais, a Synopsis exerce e desenvolve competências em análise política internacional; em análise de inteligência para a identificação antecipada e aproveitamento de oportunidades e prevenção de crises; e em análise e planejamento de negociações complexas.

A Synopsis — Inteligência, Estratégia, Diplomacia foi fundada em 2017 pelo Prof. Eugenio Diniz. Sua sede é em Belo Horizonte.

Missão

Contribuir para o aumento do bem-estar global ajudando pessoas e organizações a compreender melhor o ambiente político internacional, tomando melhores decisões pessoais e profissionais.

Valores Profissionais

Princípios fundamentais para uma análise imparcial e ética: apartidarismo, confidencialidade, objetividade, integridade, clareza e aprimoramento permanente.

Valores Sociais

Princípios fundamentais para agir de forma ética e responsável: inclusão, transparência, honestidade, cortesia e sustentabilidade.

Prof. Eugenio Diniz • Diretor Executivo

Diretor Executivo

O Prof. Eugenio Pacelli Lazzarotti Diniz Costa é Diretor Executivo e fundador da Synopsis — Inteligência, Estratégia, Diplomacia. Participou de diversas discussões no Congresso Nacional, em diversas unidades do Ministério da Defesa e das Forças Armadas, do Ministério das Relações Exteriores, de think tanks, de organizações privadas e de instituições de pesquisa. É professor do Departamento de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais — PUC-MG. Pela Synopsis, tem colaborado também com disciplinas para a SKEMA Business School, no Campus Belo Horizonte. Foi Presidente da Associação Brasileira de Relações Internacionais — ABRI (biênios julho/2017-julho/2019 e julho/2015-julho/2017). É membro do International Institute for Strategic Studies — IISS (Londres), da Associação Brasileira de Relações Internacionais — ABRI, da Arms Control Association, da International Studies Association — ISA, da International Association for Security and Intelligence Studies — INASIS e do Grupo de Estudos Estratégicos — GEE (Rio de Janeiro). Foi Analista de Inteligência da Agência Brasileira de Inteligência — ABIN.

É pesquisador 1C do CNPq e parecerista de diversas instituições de fomento à pesquisa e de periódicos científicos nacionais e internacionais.